.posts recentes

. Beber agua na gravidez

. sarampo ou varicela

. Abuso de sumos

. NORMAL OU CESERIANA

. DIABETES INFANTIL

. Higiéne oral durante a ge...

. A importancia da amizade ...

. As crianças na praia

. Ideias para um lanche sau...

. Tempos livres em seguranç...

.arquivos

. Abril 2008

. Setembro 2007

. Agosto 2007

Quinta-feira, 23 de Agosto de 2007

A importancia da amizade na infancia

 

 

Como é bom ter amigos

 

 

 

            

 

Os amigos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social dos mais novos . Através da brincadeira , o seu filho aprende a ganhar e a perder , descobre a diferença entre o certo e o errado e passa  acompreender o ponto de vista dos outros . A relaçao com  o meio nao pode estar limitada aos pais ou á familia mais próxima ; é preciso deixar a criança conviver com os seus pares , bem como com crianças mais novas e mais velhas. Esta interaçao com as diferentes faixas etárias é fundamental ao processo de diferenciaçao e, por concequencia , á construçao do "eu", tudo porque, graças á convivencia, o pequeno pode ver-se através dos olhos dos outros, quer em termos fisicos quer no que toca á personalidade. Permite-lhe conhecer vários modelos de relaçoes que ele pode estabelecer mais tarde, na idade adulta ; sobretudoporque , a partir dos seis ou sete anos, a importancia dos amigos começa a aumentar de forma considerável.

 Apesar do potencial  que uma amizade contitui para o desenvolvimento de uma criança , na verdade , até aos cinco anos , o ser humano está muito centrado nele próprio e nao tem capacidade para reter essas memórias , pelo menos no que toca ao rosto e nome dos companheiros de brincadeiras . A unica coisa que um pequeno dessa idade sabe , é que foi extremamente feliz , brincou muito e tinha bons amigos. Com o intuito de diminuir esta realidade e , ao mesmo tempo, criar bons momentos em familia pode , de vez em quando , contar-lhe várias histórias sobre os amigos que ele fez na infancia , para lhe ir refrescando a memória.Já agora , se tiver  fotografias desses tempos , mostre-as com frequencia.

   Como se estimulam relacionamentos ?

Nem todas as crianças conceguem , com facilidade, fazer amizades, principalmente em locais escolhidos para passar as férias , onde todos os outros pequenos lhe sao totalmente desconhecidos. Se o seu filho é tímido, analise os comportamentos familiares que podem agvar este problema , como por exemplo, e voce e o seu companheiro tem , por hábito, fecharem-se no vosso circulo familiar ou usar as férias apenas paa descançar do stress do dia-a-dia.Qualquer  destas situaçoes em nada contribuem para a integraçao das crianças entre os seus pares , razao pela qual devem ser evitadas de futuro. Uma especialista aconcelha-a a tomar medidas básicas , com o objectivo de dar um "empurraozinho" ao pequeno introvertido . Neste contexto , as actividades ao ar livre sao sempre uma boa opçao , nomeadamente, a ida diária a um parque infantil , pois as circunstancias de partilha dos baloiços facilitam a comunicaçao entre os mais novos . Quanto a si , de o exemplo, convidando os seus amigos para alguns convivios e até para jantarem em sua casa , sobretudo , os que também teem filhos , a fim de promover relaçoes de amizade deles e suas. Assim a sua criança ve como os pais se divertem com outras pessoas e apercebe-se como é bom ter amigos .

Viva a amizade dos pequeninos ...

sinto-me: amiga da minha filha

publicado por flipar às 23:26

link do post | comentar | favorito
|

4 comentários:
De Mónica&Sofia a 24 de Agosto de 2007 às 13:32
Concordo plenamente, a minha filha adora estar com meninos da idade dela, mais uma semaninha e já vai estar com eles todos os dias.bjokas


De flipar a 24 de Agosto de 2007 às 21:30
Olá miga, pois é elas adoram estar a aprender a brincar com as outras crianças . Beijinhos para as duas


De Mãe da pitukinhas a 25 de Agosto de 2007 às 10:22
Olá resolvi vir até cá e gostei muito do blog. Beijinhos


De flipar a 25 de Agosto de 2007 às 16:57
Olá , ainda bem que gostaste . Espero ter-te por cá muitas vezes . Beijinhos


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.Fazer olhinhos

blogs SAPO

.subscrever feeds